Produção Cultural

PROJETOS

Feijão Letrado

O projeto surgiu no início do período pandêmico, com a distribuição de livros infantis inseridos nas cestas básicas distribuídas às famílias carentes das instituições sem fins lucrativos, com a finalidade de incentivar à leitura. Buscando ampliar o alcance da ação, nasceu o projeto FEIJÃO LETRADO. Cada entidade recebe uma estante-arte, contação de histórias e uma oficina de brinquedos e brincadeiras produzidos com materiais recicláveis.

Batendo Pernas

A peça teatral “BATENDO PERNAS” resgata o folclore nacional e as brincadeiras tradicionais através da história de dois amigos que resolvem viajar pelo Brasil conhecendo todas as suas regiões.

Na viagem, eles usam a “Rosa dos Ventos” como ponto de localização e partida. Locomovem-se de uma região à outra, utilizando diversas brincadeiras infantis: amarelinha, pé-de-lata, saci pererê. Passando pelas cinco regiões eles descrevem o que mais lhes chamaram a atenção, usando um telefone-de-lata.

O que será?

Dois amigos participam de um jogo cheio de aventuras e descobertas.  Brinque e aprenda com estes dois desbravadores do conhecimento. O que será que eles vão nos mostrar desta vez? Pode ser uma história, uma fábula, aprender a fazer um brinquedo, dança, brincadeira, música e muitas outras curiosidades para a criançada. Em cada apresentação um espetáculo diferente. Os amigos utilizam um dado e descobrem qual aventura irão fazer, tendo três possibilidades a cada jogada. Neste espetáculo o teatro é visto como um jogo e o ator o seu jogador, trabalhando temáticas de nossa cultura popular.

Aprendi no Gibi

O projeto Aprendi no Gibi propõe ações de estímulo à leitura através da criação, montagem e doação gibitecas compostas por uma estante/obra de arte criada pela artista plástica Cláudia Itami (Valinhos/SP), e revistas em quadrinhos (gibis) infanto-juvenil. Os KITs contendo a estante e as revistas são doadas a instituições culturais, educacionais e assistenciais, escolas públicas, centro comunitários e outros órgãos sem fins lucrativos que atendam crianças e adolescentes. Cada entrega é realizada em um evento que conta com a apresentação de um/a contador/a de histórias e uma oficina de fanzine (revista em quadrinhos feitas artesanalmente).