
Feijão Letrado - 2a temporada
Com o sucesso da 1ª edição do projeto Feijão Letrado, realizamos e 2ª edição em 2023, desta vez com 30 escolas públicas e instituições beneficiadas em 11 cidades do estado de São Paulo (Analândia, Angatuba, Bom Sucesso de Itararé, Corumbataí, Descalvado, Indaiatuba, Jundiaí, Porto Ferreira, Salto, São Paulo e Sumaré) com doação de 6.040 livros.
Patrocinadores
A 2ª edição do projeto Feijão Letrado foi realizado através do PROAC-ICMS com patrocínio das empresas:
Jundu, Klabin, Margirius, Spartan, Trimais, Tuberfil e Usinagem JJ
O projeto
Em 2021 os produtores culturais Reginaldo Menegazzo (Campinas SP) e Genivaldo Amorim (Valinhos SP), se uniram em campanha onde incluíam livros infantis em cestas básicas doadas a famílias carentes durante a pandemia. A iniciativa, que buscava incentivar a leitura durante o período de isolamento social, quando as crianças foram particularmente afetadas por estarem fora do ambiente escolar, deu início ao projeto Feijão Letrado, com a 1ª edição realizada em 2022 através do PROAC-ICMS, seguida da 2ª edição em 2023 (PROAC-ICMS).
Um dos diferenciais do projeto é a estante-obra de arte criada pelo artista plástico Filiage, que é doada a cada escola/instituição com os livros. Pintada à mão pelo artista, a estante ajuda a enriquecer a experiência da leitura.
O projeto apresenta também uma contação de histórias e uma oficina de brinquedos recicláveis em cada entrega da estante e livros, garantindo assim um maior engajamento do público infantil em relação à leitura.