
Feijão Letrado - 3a temporada
A 3ª edição do projeto Feijão Letrado foi realizada em 2024 através da Lei de Incentivo Federal do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) contemplando 32 escolas públicas e instituições beneficentes em três estados: São Paulo (Bragança Paulista, Indaiatuba, Itatiba, Osasco, Piracicaba e Riolândia), Minas Gerais (Itapagipe) e Tocantins (Pedro Afonso), com doação de 6.528 livros.
Alcançando uma enorme aceitação do público e das instituições, o projeto se transformou em um programa itinerante que desde já beneficiou 82 instituições e distribuiu 16.988 livros infantojuvenil nas três primeiras edições.
Patrocinadores
A 3ª edição do projeto Feijão Letrado foi realizado através da Lei de Incentivo Federal do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e teve patrocínio das empresas:
BP BUNGE Bioenergia e JOFEGE.
O projeto
Em 2021 os produtores culturais Reginaldo Menegazzo (Campinas SP) e Genivaldo Amorim (Valinhos SP), se uniram em campanha onde incluíam livros infantis em cestas básicas doadas a famílias carentes durante a pandemia. A iniciativa, que buscava incentivar a leitura durante o período de isolamento social, quando as crianças foram particularmente afetadas por estarem fora do ambiente escolar, deu início ao projeto Feijão Letrado, com a 1ª edição realizada em 2022 através do PROAC-ICMS, seguida da 2ª edição em 2023 (PROAC-ICMS), 3ª edição em 2024 (Rouanet) e 4ª edição em 2025 (PROAC-ICMS).
Um dos diferenciais do projeto é a estante-obra de arte criada pelo artista plástico Filiage, que é doada a cada escola/instituição com os livros. Pintada à mão pelo artista, a estante ajuda a enriquecer a experiência da leitura.
O projeto apresenta também uma contação de histórias e uma oficina de brinquedos recicláveis em cada entrega da estante e livros, garantindo assim um maior engajamento do público infantil em relação à leitura.
- All Posts
- Feijão Letrado

















