Aulas vão de março a dezembro em Valinhos e as turmas têm vagas limitadas
O Projeto Música e Sustentabilidade coordenado pelo maestro Moisés Cantos e que tem levado o Seconda Prattica Coro e Orquestra para apresentações na região de Campinas e Curitiba, iniciará em março um projeto de aulas gratuitas de violino e violão em Valinhos. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras até dezembro, na Casa da Criança de Valinhos. Público-alvo: 08 a 15 anos.
As aulas de violino serão oferecidas toda terça, das 13h30 às 16h30, com a formação de três turmas. As de violão serão toda quinta-feira, também com três turmas, entre 8h30 às 11h30.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no Projeto Janela Aberta da Casa da Criança de Valinhos, Rua Campos Sales, 2188 – Jardim América II, com informações pelo telefone (19) 3869-5654. As aulas serão ministradas pelos professores Acauan Fortes Normanton e Tadeu Zafani, músicos conceituados e atuantes em diferentes grupos musicais de repertório clássico e popular. Confira a formação dos professores.
O projeto é viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio do Cartonifício Valinhos que apoia diversas iniciativas culturais.
Violino – Acauan Fortes Normanton
Formado pela Unicamp em Violino no ano de 2013, desde então atuando em diversas orquestras do interior paulista, com destaque da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Filarmônica de São José do Rio Preto, Orquestra Filarmônica de Valinhos, Orquestra Sinfônica da Unicamp.
Hoje atua como violinista da recém-formada Jazz sinfônica de Valinhos, Camerata Jovem da Campinas e como convidado na Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, onde além de ministrar aulas de instrumento colabora na elaboração e execução dos ensaios.
Em sua formação, além da graduação, passou por diversos festivais, entre eles Festival Oficina de música de Curitiba (edição de 2000), Festival de música antiga e colonial de Juiz de Fora (edições de 2006 , 2008 e 2009), Festival Brasil instrumental (edição 2010), Festival de música de Piracicaba FEIMEP (edição de 2011), V e VI Encontro Internacional de Música Antiga da Emesp (2017 e 2018), tendo sido orientação por diversos professores como Paulo Bosisio, Marena Salles, Luis Amato, Véronique Mathieu, Claudio Micheletti entre outros
Além dos festivais, obteve aulas particulares com o Professor Paulo Calligopoulos e atualmente, em seu processo de formação, é aluno regular do curso de música antiga da EMESP, sendo orientado pelo violinista Luís Otávio dos Santos.
Violão – Tadeu Zafani
Guitarrista, violonista, baixista, compositor e arranjador, bacharel em música popular e mestre em educação musical pela Universidade Estadual de Campinas é músico experiente e professor desde os 16 anos de idade. Transita facilmente entre estilos e tem experiência de palco com grupos de rock clássico, heavy metal, MPB, jazz, choro e fazendo acompanhamento para cantores na região de Campinas. Entre alguns de seus trabalhos como músico se destaca a fundação, juntamente com amigos de faculdade, do quarteto de violões “Feito a mão”, grupo que integrou a linguagem da música clássica e popular com um trabalho de composição e interpretação de repertório próprio; acompanhamento e arranjos de baixo para a o EP da cantora Marisa Molchansky e guitarrista da banda Classic Lady Rock, que interpreta clássicos do Rock. Faz também trilhas originais e arranjos para eventos com formações variadas de instrumentos. Como compositor, desenvolve também um trabalho autoral com o Tadeu Zafani trio, que busca através de composições com guitarra, baixo e bateria dar uma abordagem diferente à guitarra, misturando o processo composicional da música erudita, com uma abordagem popular e ideias de música contemporânea. Como professor, ministra aulas de guitarra, violão e de prática de banda para crianças, adolescentes e adultos tanto particulares quanto na Chorus escola de música de Campinas/SP, onde também é coordenador pedagógico. Duas vezes por ano, organiza o evento “Hey Ho! Rock Show”, no qual os estudantes têm a oportunidade de experimentar tocar em um palco para grande público.
Produção Cultural 2023 é orgulhosamente mantido com WordPress