My Blog

Feijão Letrado - 3a temporada

Feijão Letrado leva livros e arte de graça para crianças de Bragança Paulista

Projeto chegará a mais de 16 mil livros distribuídos em 82 instituições e escolas de diversas cidades

Após distribuir mais de 16 mil livros desde sua criação para crianças em diversas cidades do Estado de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins, o Projeto Feijão Letrado encerra em 2024 sua terceira temporada. Nos dias 14 e 17 de agosto, as ações serão realizadas em escolas e instituições Bragança Paulista. Além da doação de livros, o projeto oferece oficinas de brinquedos recicláveis e contação de histórias para as crianças.

O Projeto Feijão Letrado começou com a ideia de incluir livros infantis nas cestas básicas doadas a famílias carentes durante a pandemia. A iniciativa foi um sucesso e se transformou em um programa itinerante que distribui livros e leva arte de graça ao público infantil, sendo mais de 10,4 mil até o ano passado.

Nesta terceira edição, o projeto visitou oito cidades em três estados, beneficiando 32 instituições e escolas. Ao todo, serão distribuídos em 2024 até este mês de agosto mais 6.400 livros.

Criadores e Patrocinadores

Criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas, o projeto conta com patrocínio da Lei de Incentivo Federal do Ministério da Cultura e da empresa Jofege.

A ideia surgiu com a finalidade de incentivar a leitura durante o período de isolamento social, quando as crianças foram particularmente afetadas por estarem fora do ambiente escolar. O principal objetivo do projeto é criar pontos de convergência que direcionem e estimulem a atenção das crianças para os livros. O diferencial é a estante/arte, criada pelo artista plástico Filiage, que visa proporcionar uma experiência única de acesso às obras literárias.

Com as atividades previstas, como oficinas de brinquedos recicláveis e contação de histórias, o projeto espera garantir maior engajamento do público infantil em relação à leitura e recuperar parte dos contatos com a cultura e literatura perdidos durante o período de isolamento social das famílias.

AGENDA

Bragança Paulista

17/08/2024

ECOA – Espaço de Convivência e Aprendizado: 10h30

Alameda XV de Dezembro, 1980 – Matadouro

17/08/2024

SAMA – Serviço de Assistência de Acolhimento Institucional: 15h

Rua Alziro de Oliveira, s/n – Santa Lúcia