O projeto Feijão Letrado chega a Santo Antônio de Posse dia 04 de abril de 2025, levando cultura, incentivo à leitura e livros para estudantes da rede pública municipal. A iniciativa, patrocinada pela empresa Agristar, acontece via PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. O apoio local é da Secretaria de Educação de Santo Antônio da Posse.
Serão beneficiadas duas escolas municipais, que receberão cada uma 232 livros, totalizando 464 doações. Os exemplares doados ficarão nas instituições à disposição para retirada de todos os estudantes.
O Feijão Letrado começou com a ideia de incluir livros infantis nas cestas básicas doadas a famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia. A iniciativa foi um sucesso e se transformou em um programa itinerante que distribui livros e leva arte gratuitamente ao público infantil.
Nesta quarta edição, o projeto fará 40 entregas pelo estado de São Paulo, beneficiando milhares de crianças. Apenas nesta etapa, serão distribuídos mais de 9 mil livros, fortalecendo o acesso à leitura e ao conhecimento. Desde a sua criação, o Feijão Letrado já beneficiou 82 instituições e escolas, com um total de 16.718 livros entregues.
Além da distribuição gratuita de livros, o projeto oferece oficinas de brinquedos recicláveis e contação de histórias, promovendo experiências lúdicas e educativas para as crianças.
O Feijão Letrado já passou por diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins, ampliando seu impacto e consolidando-se como uma importante iniciativa de incentivo à leitura.
Criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas, a ideia surgiu com a finalidade de incentivar a leitura durante o período de isolamento social, quando as crianças foram particularmente afetadas por estarem fora do ambiente escolar. O principal objetivo do projeto é criar pontos de convergência que direcionem e estimulem a atenção das crianças para os livros.
Um dos diferenciais do projeto é a estante/arte, criada pelo artista plástico Filiage, que visa proporcionar uma experiência única de acesso às obras literárias, tornando o ato de ler ainda mais atrativo.
Com atividades como oficinas de brinquedos recicláveis e contação de histórias, o projeto busca garantir maior engajamento do público infantil com a leitura e recuperar parte dos contatos com a cultura e a literatura perdidos durante o período de isolamento social das famílias.
04/04/2025 – 09h
EMEI BEIJA FLOR – Rua das Tulipas, 33 – Jardim das Flores
04/04/2025 – 13h30
EMEI MARIA CAROLINA VICENZOTTI BENEDITO – Rua Francisco Sanches, 55 – São Judas Tadeu