O acesso à leitura e à cultura é essencial para o desenvolvimento intelectual e social das crianças. Com essa missão, o projeto Feijão Letrado levará, entre os dias 22 e 25 de abril, livros, diversão e arte para estudantes da rede pública de ensino em Bauru, Pederneiras, Macatuba e Areiópolis. A iniciativa, patrocinada pela empresa Desktop e realizada via PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, beneficiará escolas municipais dessas cidades, promovendo o acesso à literatura de forma lúdica e transformadora.
Cada uma das escolas participantes receberá 232 livros, que ficarão disponíveis para os alunos explorarem, despertando o interesse pela leitura e ampliando seus horizontes. O Feijão Letrado se consolidou como um dos maiores distribuidores de livros para escolas públicas, impactando diretamente milhares de crianças e reforçando a importância do acesso à educação e cultura.
Criado durante a pandemia para incluir livros infantis em cestas básicas doadas a famílias vulneráveis, o projeto evoluiu para uma iniciativa itinerante que, além de distribuir livros, leva oficinas de brinquedos recicláveis e sessões de contação de histórias, proporcionando uma experiência interativa e enriquecedora para as crianças.
Em sua quarta edição, o Feijão Letrado fará 40 entregas em diversas cidades do estado de São Paulo, distribuindo mais de 9 mil livros nesta etapa e fortalecendo o acesso ao conhecimento. Desde sua criação, a iniciativa já beneficiou 82 escolas e instituições, somando 16.718 livros entregues e milhares de crianças impactadas.
“A literatura, quando aliada à arte e à diversão, tem um poder transformador na vida dos pequenos leitores. O Feijão Letrado acredita que a leitura não deve ser apenas uma obrigação escolar, mas sim uma atividade prazerosa e enriquecedora”, diz Reginaldo Menegazzo, um dos criadores do projeto. Para isso, o projeto conta com a estante/arte desenvolvida pelo artista plástico Filiage, que torna o ambiente de leitura mais atraente e estimulante.
O Feijão Letrado foi idealizado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas. A iniciativa surgiu para amenizar o impacto do isolamento social na formação educacional das crianças, incentivando o hábito da leitura e criando oportunidades de acesso à cultura.
Com o apoio da Desktop e do PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto segue crescendo e consolidando sua importância na formação de leitores e na promoção da educação através da arte e da literatura.