Produção Cultural

Feijão Letrado doa 1.856 livros a escolas da região de Bauru e usa arte para incentivar leitura

Projeto voltado a estudantes busca troca do uso de celulares por livros por meio de experiências lúdicas

O acesso à leitura e à cultura é essencial para o desenvolvimento intelectual e social das crianças. Com essa missão, o projeto Feijão Letrado levará, entre os dias 22 e 25 de abril, livros, diversão e arte para estudantes da rede pública de ensino em Bauru, Pederneiras, Macatuba e Areiópolis. A iniciativa, patrocinada pela empresa Desktop e realizada via PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, beneficiará escolas municipais dessas cidades, promovendo o acesso à literatura de forma lúdica e transformadora.

Cada uma das escolas participantes receberá 232 livros, que ficarão disponíveis para os alunos explorarem, despertando o interesse pela leitura e ampliando seus horizontes. O Feijão Letrado se consolidou como um dos maiores distribuidores de livros para escolas públicas, impactando diretamente milhares de crianças e reforçando a importância do acesso à educação e cultura.

Criado durante a pandemia para incluir livros infantis em cestas básicas doadas a famílias vulneráveis, o projeto evoluiu para uma iniciativa itinerante que, além de distribuir livros, leva oficinas de brinquedos recicláveis e sessões de contação de histórias, proporcionando uma experiência interativa e enriquecedora para as crianças.

Impacto

Em sua quarta edição, o Feijão Letrado fará 40 entregas em diversas cidades do estado de São Paulo, distribuindo mais de 9 mil livros nesta etapa e fortalecendo o acesso ao conhecimento. Desde sua criação, a iniciativa já beneficiou 82 escolas e instituições, somando 16.718 livros entregues e milhares de crianças impactadas.

“A literatura, quando aliada à arte e à diversão, tem um poder transformador na vida dos pequenos leitores. O Feijão Letrado acredita que a leitura não deve ser apenas uma obrigação escolar, mas sim uma atividade prazerosa e enriquecedora”, diz Reginaldo Menegazzo, um dos criadores do projeto. Para isso, o projeto conta com a estante/arte desenvolvida pelo artista plástico Filiage, que torna o ambiente de leitura mais atraente e estimulante.

 

Criadores e patrocinadores

O Feijão Letrado foi idealizado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas. A iniciativa surgiu para amenizar o impacto do isolamento social na formação educacional das crianças, incentivando o hábito da leitura e criando oportunidades de acesso à cultura.

Com o apoio da Desktop e do PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto segue crescendo e consolidando sua importância na formação de leitores e na promoção da educação através da arte e da literatura.


Agenda

  • 22/04/2025 – Bauru/SP
    • EMEII Gerson Trevizani – “Professor Duda” – 8h30
    • EMEF Prof.ª “Dirce Boemer Guedes de Azevedo” – 15h30
  • 23/04/2025 – Pederneiras/SP
    • EMEF Prof. Dr. Nivaldo Dias de Souza – 10h15
    • CMEI Prof. Agnes Monteiro Germano – 14h
  • 24/04/2025 – Macatuba/SP
    • EM Trajano Maciel Filho – 8h30
    • EM Waldomiro Fantini – 14h30
  • 25/04/2025 – Areiópolis/SP
    • Escola Mario De Barros Aranha – 8h30
    • Escola Municipal José Lourenço Blanco – 11h30
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.