Projeto também oferece oficinas de instrumentos musicais e aulas de violino gratuitas para crianças e jovens
O projeto “Caleidoscópio Sonoro: A Música Pop na Linguagem Orquestral” levará experiências musicais diferenciadas à cidade de Jarinu. Viabilizado pela Lei de Incentivo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e patrocinado pela empresa Brose, o projeto contempla a produção de um show instrumental com arranjos orquestrais de clássicos do rock, música brasileira e trilhas sonoras de filmes, interpretados pela Camerata Jovem de Campinas. A data e local da apresentação ainda serão definidos.
Além das apresentações musicais, o projeto também busca envolver a comunidade local, oferecendo aulas de violino e atividades de apreciação musical em escolas públicas da região. Com um enfoque inclusivo e educativo, as ações buscam despertar o interesse pela música, proporcionando desenvolvimento pessoal e social às crianças, adolescentes e jovens.
No dia 27 de setembro, duas escolas de Jarinu serão contempladas com as oficinas de Apreciação de Instrumentos Musicais: a EMEF Oriella Maria Pisoni Garcia e a EMEF Prefeito Júlio Squizato. Essas oficinas têm como objetivo apresentar os instrumentos musicais aos alunos, ensinar conceitos básicos sobre a produção sonora e desenvolver habilidades como raciocínio lógico, coordenação motora e criatividade. A música será utilizada como uma ferramenta de inclusão, cidadania e estímulo ao rendimento escolar.
Os objetivos das oficinas são apresentar os instrumentos musicais e suas classificações (sopro, corda, percussão), estimular o interesse pela música e a participação em atividades culturais, desenvolver valores de solidariedade, responsabilidade e cooperação, promover o desenvolvimento de liderança, respeito e pertencimento em grupos com interesses comuns e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e criativos.
Aulas de Violino
O projeto também oferecerá aulas gratuitas de violino, que terão início no dia 8 de outubro, na Biblioteca Municipal José Angelo Malerba, em Jarinu. Elas ocorrerão às terças e sextas-feiras, das 16h às 18h, e têm duração prevista até junho de 2025, totalizando 120 horas de aulas. O professor Anderson Figueredo, violinista da Camerata Jovem de Campinas e com vasta experiência no ensino de música para crianças, será o responsável pelas aulas.
Formado em violino e especializado no ensino do instrumento para crianças, Anderson Figueredo traz uma vasta experiência em performances e aulas. Com passagens por renomadas masterclasses e formação em ensino coletivo de cordas pela Unesp, Anderson atualmente integra a Camerata Jovem de Campinas e a Seconda Prattica Coro e Orquestra
As inscrições estão abertas para crianças e jovens (07 a 15 anos) interessados em aprender o instrumento, sendo que não é necessário conhecimento prévio nem possuir o violino. O curso oferece 20 vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas através de formulário disponível na Secretaria de Cultura de Jarinu.
Serviço – Oficinas e aulas de violino:
- Oficinas de apreciação de instrumentos musicais:
Data: 27 de setembro
Local: EMEF Oriella Maria Pisoni Garcia e EMEF Prefeito Júlio Squizato, Jarinu/SP - Aulas de violino:
Início: 8 de outubro
Dias: Terças e sextas-feiras, das 16h às 18h
Local: Biblioteca Municipal José Angelo Malerba – Av. Dr. Antenor Soares Gandra, 120 – Jardim da Saúde, Jarinu/SP
Informações: (11) 4016-4611 ou (11) 95082-2923 (Secretaria de Cultura de Jarinu)
Vagas limitadas: 20 vagas
Direcionado para crianças de 07 a 15 anos
- Não é necessário conhecimento prévio ou possuir o instrumento.
Inscrições podem ser feitas por meio do formulário acessível pelo link: https://forms.gle/FhL5uFszPd1Ho7kV7