Produção Cultural

Aprendi no Gibi leva HQs e incentiva leitura em escolas de Souzas

A proposta visa apoiar professores, monitores e educadores no processo de aprendizagem

O projeto Aprendi no Gibi, voltado ao público infanto-juvenil e que tem como objetivo fornecer um acervo divertido de gibis para instituições e escolas, chega dia 19/11 ao Distrito de Sousas, em Campinas, com evento às 9h na CEI Profª. Zuleika Hellmeister Novaes.  A ação levará gibis de graça para crianças dessas entidades, junto com brincadeiras e contação de histórias.

Criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, o projeto visa apoiar professores, monitores e educadores no processo de aprendizagem, oferecendo às crianças uma forma criativa e lúdica de aquisição de cultura e incentivo ao hábito da leitura.

A ideia surgiu inspirada pela nostalgia das histórias em quadrinhos (HQs), que muitos associam ao aprendizado inicial da leitura. Conhecidas popularmente como “gibis”, as HQs unem texto e imagem, tornando a leitura acessível e atraente tanto para crianças em processo de alfabetização quanto para as que já são leitoras fluentes.

O projeto Aprendi no Gibi pretende aproveitar o interesse pelos gibis como uma importante ferramenta de ensino e uma poderosa porta de entrada para o hábito da leitura. As histórias em quadrinhos não só estimulam a criatividade e a interação social, como também trazem reflexões culturais e podem ser utilizadas como instrumentos didáticos em sala de aula.

Estantes artísticas

Além do acervo de gibis, o projeto conta com um diferencial especial: os gibis serão entregues em estantes artísticas criadas pela renomada artista plástica Kláu Itami, cuja combinação única de formas e cores valoriza ainda mais a proposta. A estética vibrante das estantes é um convite à curiosidade, atraindo as crianças para o mundo dos quadrinhos.


Para garantir o envolvimento mais profundo do público-alvo, o projeto também promoverá eventos de incentivo à leitura e distribuirá um manual com orientações sobre o uso do acervo. Serão sugeridas ações como empréstimos, trocas, campanhas de doação e atividades que estimulem o gosto pela leitura.

Realização e patrocínio


O projeto Aprendi no Gibi é realizado por meio do PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Indústrias Criativas, sendo as responsáveis pela idealização e produção as produtoras Produção Cultural e Genial Arte.

Agenda:

  • 19/11 – às 9h – CEI Profª. Zuleika Hellmeister Novaes.  R. Profa. Maria de Lourdes Francheschini Trevisani, s/n, Sousas, Campinas


Assessoria de Imprensa:
Nome: Marcelo Andriotti
Telefone: (19) 997679896
Email: mtandriotti@gmail.com