
Aprendi no Gibi leva cultura e diversão para estudantes de Lençóis Paulista
Projeto estimula leitura e auxilia educadores na substituição do uso de celulares nas escolas

O projeto Aprendi no Gibi, que já passou por diversas cidades de São Paulo, chega a Lençóis Paulista para incentivar a leitura por meio da distribuição gratuita de histórias em quadrinhos para escolas e instituições. Além do acesso aos gibis, as crianças participarão de atividades como produção de HQs, brincadeiras e contação de histórias. As ações ocorrerão entre 10 e 14 de março de 2025 em diversas unidades escolares da cidade.
“O Aprendi no Gibi vem encantando crianças e adultos por onde passa. O projeto apoia professores e educadores no processo de aprendizagem, oferecendo uma forma lúdica e criativa de adquirir cultura e incentivar o hábito da leitura”, explica Reginaldo Menegazzo, produtor cultural responsável pela iniciativa.
Nesta edição em Lençóis Paulista, o projeto conta com o patrocínio da Lwart Soluções Ambientais, por meio do PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Apoio local da Secretaria de Educação do Município.
“Para a Lwart, promover a leitura e facilitar o acesso à cultura é essencial para impulsionar o crescimento das pessoas e da comunidade. Apoiar projetos como o Aprendi no Gibi, que incentiva e amplia as oportunidades de aprendizado e reforça os vínculos sociais através do conhecimento, representa mais do que um apoio: é a expressão do nosso compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento social e cultural de Lençóis Paulista”, ressalta Rosana Otsubo, Coordenadora de Responsabilidade Social da Lwart Soluções Ambientais.
HQs como ferramenta pedagógica
Criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, o projeto nasceu da valorização dos gibis como uma forma acessível e envolvente de estimular a leitura. Unindo texto e imagem, as HQs tornam-se um recurso pedagógico eficaz para despertar o interesse das crianças, estimular a criatividade e até auxiliar na redução do tempo de exposição a telas e redes sociais.
“Nosso objetivo é incentivar a leitura e, com um toque de humor, desafiar o reinado dos celulares. Além de distribuir gibis, o projeto ensina as crianças a criarem suas próprias histórias e promove a imaginação com contação de histórias, encantando todas as gerações”, destaca Reginaldo.
Estantes artísticas
Um dos diferenciais do projeto é a instalação de estantes artísticas exclusivas, criadas pela artista plástica Kláu Itami, para armazenar os gibis de forma atrativa e interativa. O projeto também promove eventos de incentivo à leitura e fornece um manual pedagógico com sugestões para o uso dos gibis em atividades escolares, campanhas de doação e empréstimos.
Programação
10 de março (segunda-feira)
- 08h – EMEF Prof. Edwaldo Roque Bianchini
- Rua Danilo Gomes, 40 – Conjunto Habitacional João Zillo
- 14h – EMEF Helder Paccola
- Rua Arthur Prado de Lima, 20 – Jardim Primavera
11 de março (terça-feira)
- 08h – EMEF Esperança de Oliveira
- Rua Anita Garibaldi, 959 – Centro
- 10h – EMEF Eliza Pereira de Barros
- Rua Sete de Setembro, 635 – Centro
- 14h – EMEF Prof.ª Lina Bosi Canova
- Rua Cândido Alvim de Paula, 360 – Jardim Ubirama
12 de março (quarta-feira)
- 08h – EMEF Luiz Zillo
- Avenida Nações Unidas, 267 – Núcleo Habitacional Luiz Zillo
- 10h – EMEF Prof.ª Maria Zélia Camargo Prandini
- Rua Degleir Adalberto Martins Tangerino, 213 – Conjunto Habitacional Maestro Júlio Ferrari
- 14h – EMEF Prof.ª Idalina Canova de Barros
- Rua Dos Chupins, 580 – Jardim Nova Lençóis
13 de março (quinta-feira)
- 08h – EMEIF Irma Carrit
- Rua Minas Gerais, 235 – Jardim Cruzeiro
- 14h – EMEIF Prof. Nelson Brollo
- Rua Edgar Príncipe Penhafiel, 10 – Jardim Monte Azul
14 de março (sexta-feira)
- 08h – EMEIF Prof.ª Amélia Benta do Nascimento Oliveira
- Rua Cristóvão Colombo, 3 – Vila Contente
- 14h – EMEF Prof.ª Guiomar Fortunata Coneglian Borcat
- Rua Horácio Dias Baptista, 255 – Jardim do Caju II