Produção Cultural

Aprendi no Gibi chega a Pirassununga levando HQs e incentivando leitura em escolas

A proposta visa apoiar professores, monitores e educadores no processo de aprendizagem

O projeto Aprendi no Gibi, voltado ao público infanto-juvenil e que tem como objetivo fornecer um acervo divertido de gibis para instituições e escolas, chega dia 17 de fevereiro a Pirassununga e passará por 9 escolas municipais. Com patrocínio da Cia Muller, a ação levará gibis de graça para crianças dessas escolas, junto com brincadeiras e contação de histórias.

Criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, o projeto visa apoiar professores, monitores e educadores no processo de aprendizagem, oferecendo às crianças uma forma criativa e lúdica de aquisição de cultura e incentivo ao hábito da leitura.

A ideia surgiu inspirada pela nostalgia das histórias em quadrinhos (HQs), que muitos associam ao aprendizado inicial da leitura. Conhecidas popularmente como “gibis”, as HQs unem texto e imagem, tornando a leitura acessível e atraente tanto para crianças em processo de alfabetização quanto para as que já são leitoras fluentes.

O projeto Aprendi no Gibi pretende aproveitar o interesse pelos gibis como uma importante ferramenta de ensino e uma poderosa porta de entrada para o hábito da leitura. As histórias em quadrinhos não só estimulam a criatividade e a interação social, como também trazem reflexões culturais e podem ser utilizadas como instrumentos didáticos em sala de aula.

Estantes artísticas

Além do acervo de gibis, o projeto conta com um diferencial especial: os gibis serão entregues em estantes artísticas criadas pela renomada artista plástica Kláu Itami, cuja combinação única de formas e cores valoriza ainda mais a proposta. A estética vibrante das estantes é um convite à curiosidade, atraindo as crianças para o mundo dos quadrinhos.

Para garantir o envolvimento mais profundo do público-alvo, o projeto também promoverá eventos de incentivo à leitura e distribuirá um manual com orientações sobre o uso do acervo. Serão sugeridas ações como empréstimos, trocas, campanhas de doação e atividades que estimulem o gosto pela leitura.

Realização e patrocínio

O projeto Aprendi no Gibi é realizado por meio do PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Indústrias Criativas, com patrocínio da empresa Cia Muller, sendo as responsáveis pela idealização e produção as produtoras Produção Cultural e Genial Arte.

Agenda:

  • Escola Maria Aparecida Reck Cabral – 17/02 às 8h
  • Escola Padre Salvador Andreeta – 17/02 às 13h
  • Escola Júlia Colombo de Almeida – 17/02 às 15h
  • Escola Antonina Alves de Araujo – 18/02 às 8h
  • Escola Zuleika Velide Velloso – 18/02 às 15h
  • Escola Vila dos Sargentos – 19/02 às 8h
  • Escola Abbide Appes – 19/02 às 14h
  • Escola Anna Mahnic Daniel – 20/02 às 8h
  • Escola CAIC Dr. Eitel Arantes – 20/02 às 14h

 

Assessoria de Imprensa:
Nome: Marcelo Andriotti
Telefone: (19) 997679896
Email: mtandriotti@gmail.com

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.